Karaokê no Japão

29 de dez. de 2012


História e origem do karaokê
Você provavelmente sabe que Karaokê ( カラオケ ) é uma palavra japonesa. É uma mistura de duas palavras – kara (“vazio”) + oke de “okesutura” (abreviação de “orquestra”). Se trata de um passatempo muito apreciado no Japão, onde cantores amadores cantam junto com uma música gravada instrumental. O Karaokê surgiu na década de 70 e passou por muitas evoluções nessas 40 décadas.

Mas qual o motivo para o karaokê ser tão apreciado para o povo japonês?
O karaokê dá oportunidade às pessoas de se sentirem como cantores profissionais, mesmo que acompanhados de um microfone e com uma ajudinha de uma “orquestra eletrônica”. Acredita-se que tenha nascido do desejo das pessoas de cantar, e só quem conhece o Japão de perto, consegue imaginar o quão enraizado e grande é o vínculo dos japoneses com esse tipo de passatempo musical.


Karaokê nos anos 90


Nos anos 90, surgiu as primeiras máquinas interativas Tsuushin karaokê, que permitia selecionar músicas a partir de um controle remoto. Nessa época, o Karaoke atingiu o auge de sua popularidade no Japão e subiu de 280 mil a 350 mil karaokês, onde cerca de US $ 10 bilhões de dólares por ano.
Foi na década de 90 também que ocorreu o boom internacional e o Karaokê se espalhou no exterior, primeiramente na Coréia do Sul e China, depois o Sudeste Asiático, e em seguida, EUA e Europa. Hoje em dia, o fenômeno Karaokê é conhecido no mundo todo, inclusive no Brasil, embora as salas privadas (Karaokê Box) sejam raras de encontrar. Pelo menos eu não conheço nenhuma…
Bem que eu queria que os Karaokê Box fizessem sucesso por aqui, pois é um passatempo prazeroso, mesmo para quem não sabe cantar nada. É uma ótima maneira de tirar o estresse na companhia dos amigos, além de ser uma forma de entretenimento que agrada pessoas de qualquer sexo, idade e nível social.



0 comentários: